Nos últimos posts tenho falado aqui das sapatilhas estampadas, onde normalmente durante o desenvolvimento do tecido, a padronagem da estampa é criada ao mesmo tempo, diferentemente do bordado, que é feito depois do tecido pronto.
O bordado é uma espécie de costura “criativa” em um tecido liso, trazendo assim um efeito decorativo, feito por meio de fios contrastantes da cor do tecido base, utilizando-se também de contas, miçangas, fitas etc. Antigamente todo esse trabalho era feito à mão, atualmente é também realizado por máquinas, porém grandes marcas como Dolce & Gabbana, por exemplo, que são conhecidas mundialmente por destacar este tipo de ornamento em suas peças em desfiles, ainda preferem a ênfase do trabalho à mão.
Assim como nas peças de roupas bordadas as sapatilhas ganham um destaque na produção, ou seja, chamam mais a atenção para os pés. Incrementam o look de forma bastante original, saindo do comum e trazem também um toque de nobreza, do cuidado com feito à mão, com referências do Barroco francês, movimento estético com forte presença do bordado.