3 Sites de Museus de Calçados que você precisa conhecer!

Lembra que semana passada falei aqui sobre 5 sites incríveis de moda que você precisa conhecer, na minha modesta opinião? Pois bem, o post de hoje, é de certa forma, uma continuidade destas dicas, porém desta vez, focando nos calçados.

PicMonkey Collage

 

Existem por aí, espalhados pelo mundo, muitos museus que se dedicam apenas a explorar a história e a evolução deste importante artefato. O calçado, com o tempo foi evoluindo tanto, ganhando tantas variedades nos mais diversos aspectos, como: modelagem, design, gênero, estilo, materiais etc. E… justamente por isso, é possível encontrar tanta informação disponível nos sites destes museus. Naturalmente, que conferir ao vivo é uma experiência única, mas como nem sempre isso é possível, a internet trata de nos ajudar.

Portanto, se você é estudante, fã ou profissional da área de sapatos precisa conhecer alguns dos museus de calçados mais conhecidos do mundo:

BATA MUSEUM: talvez o mais famoso museu de calçados do mundo, localizado na cidade de Toronto no Canadá, o acervo conta com uma infinidade incrível de modelos, uma coleção com cerca de 10.000 pares (SIM!), contando mais ou menos 4.500 anos de história desta peça tão fundamental em nosso guarda roupa atual, desde os pés de lótus das chinesas até as glamourosas plataformas anos 70. Ah… é possível baixar os catálogos das exposições e aprender ainda mais o assunto!

SHOE MUSEUM LOUSSANE: localizado em Loussane, na Suiça, este museu tem cerca de 30 anos. Destaca-se por uma visão mais arqueológica, enfatizando a intensa relação do couro e a criação do calçado, evidenciado por meio de reconstruções de calçados do período Neolítico. São cerca de 400 objetos também outros acessórios e ferramentas. O site permite que o visitante aprenda uma série de informações sobre normas técnicas do couro, arqueologia e modelagem.

BALLY SHOE MUSEUM: foi criando na década de 1940 na cidade de Schönenwerd, na Suíça, começou apenas como um acervo particular e hoje é tido como um dos melhores museus do mundo pelo guia de viagens Michelin. Atualmente, preserva uma coleção de 3.000 a.C., variando de pinturas a fragmentos de sapato. Porém, o mais interessante deste site é que há uma “shoepedia“, com dicas de cuidados com os calçados, glossário de modelos/modelagens, materiais e como são construídos.

Vale destacar que, não são apenas estes museus de calçados que existem por todo o mundo, há ainda vários outros tão importantes e curiosos quanto os que apresentei aqui. Mas, estes são os que, sob a minha curadoria trazem maior variedade de informações para quem se gosta do tema e quer aprender mais. Ou seja, tudo isso, é apenas o meu olhar sobre o tema. Vale visitar cada um deles pessoalmente e virtualmente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s