Modelagem de Scarpin

Muitas vezes já comentei por aqui que modelagem de calçados é um assunto um tanto quanto delicado, requer muita prática e empenho, não se trata de algo fácil e que se aprenda da noite para o dia.

Mas, sei que tem bastante gente por aí, que se interessa pelo assunto e que na hora de buscar materiais encontra dificuldades para ter acesso a alguma ferramenta. Por isso, uma boa dica de imediato é o livro Modelagem de calçados.

Por outro lado, modelagem é uma coisa que se aprende muito na prática, é imprescindível exercitar, errar, errar, ir aos poucos se achando e encontrando seu caminho de compreender a modelagem. E nessa hora, o importante é aprender através das modelagens clássicas de calçados, para que depois que você já domine esta etapa de todo o processo, você possa começar a ousar e ir construindo designs diferenciados de calçados.

Portanto, conforme acabei de comentar é necessário aprender do básico e uma das modelagens mais fáceis e básicas é a construção de um scarpin. Dá só uma olhada neste vídeo, que mostra o processo de desenvolvimento deste calçado.

 

Observe no vídeo que o cabedal do calçado não é cortado de maneira inteira, e sim divida em duas partes, uma maior que a outra. Isso ocorre, porque com a angulação do calçado por conta do salto sofre uma modificação e a parte interna do pé se modifica, fazendo com que haja necessidade de uma peça um pouco maior, do que se simplesmente a peça fosse espelhada, por isso é preciso cortar o cabedal em duas partes em dimensões diferentes, para posteriormente ser costurada, transformando as duas peças em um único cabedal.

Ficou na dúvida? Pegue um modelo de scarpin e observe a parte interna:

modelagem scarpin video

 

Viu só?! Ali dá para entender melhor, e é fácil perceber como funciona essa questão da “voltinha” interna dos pés em um calçado de salto.

Um comentário em “Modelagem de Scarpin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s