Aprendendo ilustração no Insta – Parte 1

Já comentei diversas vezes por aqui o quanto o Instagram é uma ferramenta poderosa para aprender os mais diversos assuntos a respeito de calçados. Mas, hoje o que quero destacar é o quanto o Insta pode te ajudar na hora de aprender ilustração, seja a técnica que for, ele poderá te trazer uma excelente bagagem.

Hoje o assunto são as técnicas e materiais, ou seja, você pode descobrir maneiras excelente de aprender como fazer as ilustrações somente através da observação dos perfis do Insta.

Dá só uma olhada nos que eu conheci e achei super inspirador:

 Técnica com grafite e esfuminho, observe cada detalhe de luz e sombra de cada calçado, que mesmo os desenhos estando em preto e branco eles tem vida própria, volume, características de cada material, brilho, movimento, texturas etc. Perfil Olga Kaznakova

No perfil de Matt Franklin nota-se o uso da técnica de lápis de cor em diversos trabalhos, em algumas ilustrações há o uso da frotagem. Nesta em especial, deste modelo de tênis, vale destacar todos os efeitos luz e sombra, contornos, especificidades do solado com ranhuras, detalhes como texturas do cabedal, parte (possivelmente) flexível do calcanhar. Toda a ilustração é bastante verdadeira e faz com que de fato, se possa imaginar um futuro calçado.

O rotulador é uma das técnicas que oferece um resultado bastante interessante e de forma rápida. Ele é bastante muito utilizado por ilustradores, justamente por essa praticidade e na hora representar calçados pode ser vista como um ótimo aliado. No perfil de Joanna Kamińska  na ilustração destes calçados o que se nota são as características como por exemplo, de brilho de cetim (no modelo preto) e um brilho mais acentuado do verniz (no modelo amarelo), além do realismo dos detalhes das fivelas em ambos os desenhos e os efeitos de luz e sombra nos saltos.

Conheço o trabalho da ilustradora Karrie Hess já há algum tempo, sua especialidade é a aquarela, uma das técnicas mais difíceis, na minha opinião. Mas, seu trabalho é impecável, cada ilustração é uma verdadeira jóia. Ela demonstra em cada ilustração um domínio impar, como é o caso deste famoso modelo Valentino. Observe cada detalhe da ilustração, o taquinho do salto, a sombra entre o salto e o solado, o brilho do verniz no cabedal, os volumes dos spikes, todo o contorno e volume da parte interna, desde etiqueta da marca até a palmilha.

Na minha opinião, o que é mais válido nesta rede é que você pode, de maneira quase inusitada, conhecer  ilustradores do mundo todo (de onde você quiser e nem imaginar também!), isso poderá te ajudar a criar um bom repertório, conhecer o trabalho destas pessoas e através da simples observação, em qualquer técnica, você inegavelmente se sentirá inspirada e aprenderá.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s