Técnicas de Ilustração: Rotulador

O que é um rotulador? É um tipo de caneta hidrográfica, com ponta chanfrada e muito conhecida por aí, também por marker.

A técnica de ilustração com rotulador é uma das mais rápidas no quesito resultado, mas é importante usar para melhor resultado as à base de álcool, no entanto, dependendo do que se deseja aquelas à base de água podem dar efeitos bem interessantes, como encerados, por exemplo.

É importante ressaltar que, há uma infinidade de outros tipos de canetas como as Sharpie e Stabilo, por exemplo que auxiliam o acabamento, detalhes e pormenores dos desenhos.

Para as ilustrações com rotuladores terem uma melhor apresentação é importante usar o papel específico, o Canson Marquer, é um tipo de folha com uma das faces acetinada e outra mais áspera, o que faz com que o papel não absorva tanto a tinta da caneta. Entretanto, as folhas comuns podem ser usadas, mas saiba que elas “chupam”, então não faça seus croquis um encima do outro para evitar acidentes e assim, obter resultado igualmente profissionais.

Como usar a caneta? Imagine o desenho de uma sapatilha, por exemplo, procure pintar em um único sentido e imediatamente após você ter pintado todo o desenho já é possível ir dando efeito de sombreado, isso pode ser feito com a mesma caneta, você apenas irá salientar com mais camadas de tinta, consequentemente esta parte ficará mais escura. De acordo com a força que você dá à sua mão, acrescentar efeitos degradê, ton sur ton com a versão caneta do blander, que é super interessante o efeito. É possível também mesclar com outras canetas, dando efeito de fios mesclados, neste caso, espere secar, para não estragar a sua caneta e existe também.

Para quem trabalha com croquis de moda, especificamente calçados, a ilustração com rotuladores oferece uma imensa agilidade e efeitos muito satisfatório. No entanto, é uma técnica que exige materiais não tão baratos, e muitas vezes de curta duração, existem inclusive, rotuladores recarregáveis, que permite com que a carga da caneta seja trocada.

Porém, se você usar como um material diário de trabalho é importante balancear o custo/benefício do seu trabalho, ou seja, o quanto isso irá te ajudar? De modo geral, os rotuladores mesclados a outras técnicas trazem resultados formidáveis (mais tarde falaremos mais sobre isso).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s