Oficina da Gasp – Como funciona todo o processo?

Semana passada contei aqui um pouco da história da Oficina da Gasp, em uma oportunidade que tive de conversar com a Bruna Andrade, uma das responsáveis pela marca. Hoje é a vez de destacar como é o processo criativo e desenvolvimento dos produtos, acompanhe porque a conversa está incrível!

Como vocês planejam uma coleção?

Não há tema de coleção, Bruna ressalta que a história da Gasp tem um lado curioso, porque eles se depararam com uma possibilidade de criação e processo produtivo bem diferente da aprendida durante a faculdade de design, que enfatiza a importância do planejamento, desenvolvimento em todas as etapas.

A família de uma amiga tinha estofaria, então começou a trazer os retalhos de couro e outras pessoas queriam dar materiais, foi quando descobriram o upcycling e entenderam outras formas de criar e produzir de modo mais sustentável, gerando menor resíduos, aliado a possibilidade de economizar.

Todo o processo ocorre, de certa forma, no processo inverso às etapas tradicionais: o material chega até eles e a partir disso, é decidido como será feito, entre modelos e modelagens. Nada é novo! A parte de escolha dos modelos fica, de certo modo, atrelada a disponibilidade das formas que a Gasp tem em seu atelier (reutilizadas também!). Durante o desenvolvimento há algumas limitações, que é o que mas vai revelar se poderão fazer  tênis, sandália, entre outros.

Como é feita a escolha de materiais? Há preferências por algum material específico?
A Gasp preza por uma ideologia que é a da sapataria clássica tradicional, tudo é feito à mão. Bruna destaca que é fundamental pensar mais sobre reuso de materiais; os calçados são desenvolvidos com resíduos de couros e peles, que seriam descartados e conseguem arrematar por preços mais baratos. Outra preocupação é o pós uso, ou seja, quando descartados estes calçados terão degradação mais rápida no meio ambiente, do que se fosse produzido em material sintético e também todo material natural é muito melhor para à saúde dos pés.

 Processo criativo

Como é feita a produção de calçados? Todos vocês participam de toda a confecção?
Cada par passa pela mão de todos, mas de maneira quase natural cada um  acabou tendo mais facilidade em algo. Não foi por escolha, foi sim por aptidão, cada um precisava aprimorar, todos dominam todas as áreas, mas cada um acabou tendo mais habilidade em uma determinada etapa. Por exemplo: Bruna tem mais facilidade para costurar, já o Luan colocação de solas e Renan faz os acabamentos. Entretanto, tudo depende sempre da demanda, se precisar todos sabem fazer tudo! Cada par passa pela mão de todos, por uma questão de rotina de produção.

Desenvolvimento de produto./ Foto de Mariana Alves

Qual é o grande desafio da marca?

Bruna explica que a maior dificuldade tem sido fazer as pessoas compreenderem o valor real do produto, há uma preocupação em produzir de modo ético, com carinho e conscientizar que o dinheiro ficará num entorno próximo a você. Na Gasp muitas vezes, o calçado é feito exclusivamente para quem pediu, com a sua numeração, o que faz com que haja um valor maior e um apego ao produto, consequentemente há uma consciência de que aquele produto não vai ser descartado tão rápido, vai gerar um consumo menos impulsivo e com muito valor agregado.

A história não para por aqui, semana que vem tem a última parte!! Não perca, hein?!

Ficou curioso/curiosa em conhecer a Gasp?

Faça uma visita! Eles são super simpáticos e atenciosos! Vão te receber super bem, acredite!

O endereço é Alameda Júlia da Costa, 102. Curitiba.

2 comentários em “Oficina da Gasp – Como funciona todo o processo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s