Trabalho autoral e Identidade

Semana passada começamos a falar aqui sobre o que define um trabalho autoral, lembra?! Pois bem, hoje continuamos!

Um trabalho autoral é definido das mais diversas maneiras, em geral ele deve ter uma identidade própria. O que faz daquele calçado ser diferente? Destaca-se dos demais?

Isso é construído de acordo com o estilo de trabalho do designer de calçados e também, de certa forma, conforme seu público alvo.

O designer que desenvolve um trabalho autoral precisa criar um trabalho com originalidade. Isso pode vir nas modelagens, nas cores, nos materiais, mas também pode se apresentar como algo que seja o seu diferencial, uma característica que sempre se faça presente nas coleções.

É importante citar que quem tem um trabalho autoral, não significa necessariamente, que tenha um trabalho sem informação de moda. Muitas vezes, estes designer preferem oferecer  um produto com ares de exclusivo, que tenha uma carinha de obra de arte, como algo que dificilmente irá encontrar igual pelas ruas. Porém, também há outros designers que gostam de usar informação de moda e mesclam tudo isso, oferecendo assim, um produto com informação de moda, seja pelas cores presentes na coleção, pelo design, modelagem e materiais daquela estação. Tudo irá depender do caminho que o designer preferir  trabalhar.

Exemplo dessa vertente de trabalhos autorais são as marcas Juliana Bicudo, com uma pegada de design retrô e ao mesmo tempo, antenada com a tendência metalizada do momento. Já a Laiá Shoes chama a atenção pela comunicação visual, suas composições de fotos e cartela de cores sempre num mood muito bem coordenado, formam uma identidade única. A Insecta Shoes privilegia seu público vegan, com a preocupação pelo uso de materiais que conversem com este estilo. E  finalmente, a Masqué por Adriana Cardoso revelando um design mais exclusivo e com trabalho artesanal de seus produtos.

Todos estes fatores citados são usados como agregadores de valor, tornam os calçados diferentes e donos de uma unidade visual muito próprias, revelando por consequencia o estilo de trabalho destas marcas/designers.

E você que pensa sobre trabalho autoral?

Conta aqui! Vamos conversar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s