Mas, afinal o que é trabalho autoral?

Em vários momentos já falei aqui no blog, sobre a rotina profissional de designers de calçados. Muitas vezes enfatizei, que existem diferenças sobre a maneira de se trabalhar, já que pode atuar na área de modo independente, tendo sua marca própria ou trabalhar junto com uma equipe de designers, para uma indústria de calçados. Muita gente manifestou a dúvida sobre quais as diferenças sobre isso, então aqui está um post só para isso, para explicar melhor.

Um designer que trabalha de maneira autoral poderá desenvolver um trabalho autêntico, construindo sua identidade única e exclusiva, que será reconhecido pelas mais diversas características. Entretanto, muitas vezes, justamente, por ter um trabalho tão impar acaba tendo preços muito elevados. Pois, nem sempre irá acompanhar as tendencias de cores e materiais, fazendo com que a disponibilidade da matéria prima não seja o que está em alta no momento, e por isso, sejam extremamente caros. Isso vale para cores, materiais e componentes.

 

Por outro lado, este pode ser um grande trunfo, estes diferenciais constroem a identidade do designer, fazendo com que sejam reconhecidos pelo estilo de trabalho, uso de determinados tipos de materiais (couros exóticos, tecidos advindos de upcycling, bordados, etc), designs e modelagens fora do comum, não seguindo tendência de moda entre tantos outros fatores.

Exemplo destes trabalhos tão autênticos, por diversos fatores, podemos citar o solado vermelho inconfundível de Louboutin, no cuidado de um trabalho extremamente artesanal e delicado de Emmy Scarterfield (Emmy Shoes), numa pegada mais vintage e autentica de Sarah Shofakian, numa vibe mais divertida no trabalho de Minna Parikka ou então, na exuberância das cores nos modelos de Sophia Webster.

Tudo isso é super inspirador, fazendo com que seja possível compreender melhor o quanto um trabalho autoral deve ser reconhecido e valorizado, para um designer de calçados. Podendo também, ser um campo de trabalho enorme, cheio de possibilidades a ser explorado.

Semana que vem continuamos com nossa conversa sobre o assunto! Combinado?

Não perca, hein?!

Gostou?

Ficou em dúvida?

Conta nos comentários!

2 comentários em “Mas, afinal o que é trabalho autoral?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s