Produto pronto e daí?

Muitas vezes a gente não se dá conta de quanto trabalho existe numa produção e desenvolvimento de uma coleção de calçados, isso porque são muitas etapas evolvidas. Após todo o processo de produção de um calçado, ele está pronto, perfeito para ser consumido. Mas, aí você se pergunta: “e daí?” Pois é, depois de finalmente o calçado estar pronto para chegar até o consumidor final, ou seja, ir para as lojas há ainda, todo um trabalho de pós produção.

Atualmente, diante de um mercado tão competitivo, com tanta oferta de produto para os usuários/consumidores, é indispensável incrementar algo, para que de fato este produto seja atraente, tenha com algum valor agregado para o seu público alvo (conversamos aqui sobre o tema).

Em geral, após finalizados os produtos, eles devem chegar até as lojas com um conceito muito bem fundamentado, que forme ao final uma unidade visual. O que quero dizer com isso é que, o produto deve ter um conceito/tema de coleção que tenha a ver com o seu público alvo, que tenha na ver com a estação para a qual foi projetada e principalmente tudo forme uma ideia coesa, ou seja, tudo de conversar entre si.

Então, após a coleção pronta para ir para as lojas para chamar a atenção dos clientes o visual merchandising é algo importantíssimo, responsável por encantar seu público. A primeira impressão para que o seu público se sinta tocado são as vitrinas (ou vitrines, para quem preferir). É onde você designer de calçados ou equipe de designers, poderão fazer o ‘resumo” de tudo que descobriram na fase de pesquisa da coleção, e poderão demostrar visualmente o que, realmente, querem transmitir para o público, para despertar a vontade de comprar os calçados.

Alguns exemplos de vitrinas bem produzidas, de acordo com o conceito de público alvo, tema, inspiração e conceito de marca.

O visual merchandising é um tema a parte, poderíamos ficar aqui horas falando sobre esse assunto. Caso você se interesse pelo tema, pesquise mais cuidadosamente sobre isso, estão disponíveis vários livros, que irão te ajudar e você irá se surpreender!

Ainda falando sobre a pós produção, vale destacar também, que uma vitrina é um aperitivo do que o seu cliente/público alvo irá encontrar na loja.

Por isso, é importante manter leveza na vitrina, até porque muitos produtos em um único lugar acarretam confusão, impedem ao cliente visualizar de fato produto a produto. E nesse caso, você não poderá demonstrar o que quer oferecer de fato, por conta da poluição visual.

Lembre-se de oferecer uma prévia e provoque no cliente o desejo de entrar e querer conhecer, ser apresentado aos produtos. Seduza-o sutilmente!

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