Mocassim

Não faz muito tempo falei aqui dos mocassins, como uma nova opção para calçados baixos, uma espécie de sapatilhas moderninhas, o que de fato é pura verdade. Pois é, hoje o assunto é para tratar deste tipo calçado com um ar low profile.

Os mocassins não são exatamente uma grande novidade, aliás de novos não tem nada! É um calçado de modelagem tradicional, já esteve presente na moda por várias vezes, deu o ar da graça pela última vez no final dos anos 80 e início dos anos 90.

O que caracteriza um mocassim de fato?

É um calçado com cabedal fechado, semelhante a uma sapatilha, porém na parte frontal possui uma pala, com solado mais pesado e a existência de um salto, mesmo que sutil, mas sempre presente. Seu design faz referência a um estilo mais unissex, com costuras aparentes e pespontadas, na pala geralmente há um recorte franjado, pendants (tipo barbicachos), laços e recortes.

 

Dá uma olhada nas inspirações:

1. Mocassim de cabedal preto, pala com detalhe franjado coberto por um laço com pendants e solado com salto branco, da Mr. Cat.

2. Mocassim de cabedal preto, gáspea de bico fino, pala em animal print onça com tira preta sobreposta e solado preto com salto, da Jorge Alex.

3. Mocassim de cabedal metalizado, gáspea de bico ligeiramente quadrado, pala com detalhe franjado e laço discreto, solado marrom claro e salto baixo que acompanha o metalizado do calçado, da Dumond.

4. Mocassim de cabedal de bico fino em azul caneta envernizado, pala com detalhe vazado na parte central e solado marrom claro, da Mariotta.

5. Mocassim de cabedal de bico redondo na cor bordô, envernizado,  pala com detalhe vazado na parte central e solado bege claro com salto, da Emporio Naka.

 

Você sabia: modelos como estes dois últimos da foto, que possuem um recorte na pala, eram usado para guardar moedas na década de 50, naquele espaço. Mais tarde, muitas marcas até criaram moedas para decorar os mocassins.

Hoje esta modelagem de calçados tem uma influência forte do guarda roupa masculino. Permitindo assim, a elaboração de uma produção despretensiosa, com informações minimalistas, versáteis em diversas produções, desde looks ungender, resultando em propostas mais desconstruídas ou então, quando a ideia for deixar o look feminino menos óbvio, trazendo à tona algo mais boyish.

E você? Que acha deste tipo de calçado? Conta nos comentários!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s