Geração de Alternativas

A essa altura do campeonato você já deve estar acompanhando todos os posts sobre desenvolvimento e planejamento de coleção, ter uma breve ideia de como funciona a rotina profissional de um designer de calçados, não é mesmo?!
Depois de você já estar por dentro de como funcionam todas as etapas de desenvolvimento e planejamento de uma coleção, você já deve ter muito claro em mente:

  • como é seu público alvo?

  • de onde tirou inspiração?

  • qual é o tema conceito para sua coleção?

  • cartela de cores e materiais.

Então, chegou finalmente o momento de explorar ao máximo as possibilidades, ou seja, agora sim DESENHE.
Anteriormente, já falei sobre como aprender a desenhar e tentei explicar ao máximo esta etapa tão importante.
Dentro de toda a rotina profissional, o trabalho de um designer ou equipe de designers, agora é o momento de unir todas essas informações, começar a dar forma em tudo que já sabe e pesquisou. Colocar a mão na massa e desenhar de verdade!

Geração de alternativas

Portanto é a hora que você mais vai desenhar, explorando todas as possibilidades. Pensar na sua coleção como um todo, gerar muitas alternativas. Você deve pensar em:

  • quantos tipos de calçados sua coleção terá?

  • quais as modelagens a serem utilizadas?

  • tipos de saltos

  • estação para a qual esta desenvolvendo

  • materiais, cores etc.

Entretanto lembre-se sempre: toda a coleção deve formar uma unidade visual coesa, que se comunique com seu público e com o conceito que você criou.

Outra coisa super importante é que mais tarde, todos estes desenhos irão passar por um pente fino, uma seleção cuidadosa, para escolher os modelos que efetivamente serão confeccionados, para isso todos esses desenhos analisados, um por um. Nesta análise serão eleitos os que realmente serão fabricados, que então serão transferidos para fichas técnicas (vou falar disso mais tarde!), onde serão detalhadas todas as informações de cores e materiais que o calçados deverá ter.

Exemplo de anotações no desenho

Você provavelmente fará muitos, mas muitos desenhos mesmo, por isso, enquanto estiver desenvolvendo os desenhos, você já vai ter uma ideia de como deseja que o calçado seja em termos de materiais e aviamentos, por exemplo. Assim sendo, anote, escreva como achar mais conveniente, mas ESCREVA ao lado do desenho o que você idealiza.

Porque colega…. você não vai lembrar disso depois, na hora de fazer as fichas técnicas você já vai ter tanta informação em mente, que será praticamente impossível puxar na memória o que pensou antes. Levando tudo isso em consideração seu trabalho será muito mais ágil e eficiente.

Semana que vem o assunto continua!

2 comentários em “Geração de Alternativas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s