Público Alvo

Lembra que semana passada comecei a falar sobre a rotina profissional de um designer (ou equipe de designers) de calçados, e como funciona todo o desenvolvimento de uma coleção?
Pois bem, lá eu contei um pouco de como ocorre esta etapa inicial de investigação, de modo bem detalhado. Para que posteriormente aconteça uma espécie de “filtragem”, onde você vai buscar separar o joio do trigo, entenda assim que, tudo que você pesquisou foi importante. Porém, é necessário neste momento ir, desde já, afunilando o caminho, criando uma unidade visual para  aquilo que pesquisou.
Portanto, imagine que já fez toda essa etapa de pesquisa, com isso já tem um painel de inspirações (como a imagem a seguir) e referências bem formatado.

Pense que foi você ou junto com sua equipe quem iniciou toda essa jornada, portanto vocês estão por dentro das informações que apreenderam à exaustão, o painel de referências é o resultado. Este começará a ser, a partir daqui, o caminho que te norteará durante todo o desenvolvimento da coleção e dos produtos.

Finalizada essa primeira etapa, com seu mural pronto, é hora de começar a pesquisar a etapa seguinte, o público alvo.

PÚBLICO ALVO: Esta segunda etapa consiste em pesquisar quem será seu público, quem você buscará atingir. Ou seja, seus calçados estão sendo pensados para que tipo de pessoas? Meninas, adolescentes, jovens mulheres, mulheres com uma personalidade mais sexy, senhoras que prezam por um calçado com conforto? Quem será seu público? Tente pensar quem são essas mulheres, como elas se comportam e o que elas fazem.

É claro que pensando no comportamento atual das pessoas em geral, muitas vezes é impossível definir um único estilo para uma única mulher. Mas é importante mostrar uma unidade visual na sua coleção que terá coerência com o estilo que determinadas mulheres gostariam de ter aos seus pés.

Exemplo: Que tal pensar em jovens mulheres? Um painel de público alvo com mulheres que gostam do estilo normcore?

Essa pode ser uma ideia de público para o desenvolvimento de seus calçados. Perceba ainda, que de alguma maneira o perfil destas jovens tem a ver com o painel de inspiração.

Agora pesquise quem são elas, conte uma provável história sobre elas, como se vestem, o que fazem, suas preferências fashions, o que achar pertinente e necessário. Tudo isso só irá acrescentar ao seu trabalho.

Viram só? E então começa a ser, aos poucos, criada e desenvolvida uma coleção de calçados.

Semana que vem continuamos …

Leia neste post sobre o desenvolvimento de painel de inspiração em detalhes.

A rotina profissional de um designer de calçados ou de uma equipe de desenvolvimento de coleção de calçados, pode ser variável em relação as etapas aqui citadas, como comentei no post anterior. Mas, é importante ressaltar que de alguma maneira há uma metodologia praticada pelos profissionais, como rotina de trabalho.

8 comentários em “Público Alvo

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