O passo a passo da sapatilha

O tema do dia é a sapatilha, especialmente falando de como é a sua montagem.
As sapatilha, de maneira geral, na modelagem tradicional, sem muitos recortes, ela tem um processo de fabricação bastante semelhante ao scarpin.

A semelhança com o scarpin, vem de suas peças, excetuando o uso do salto alo. É importante destacar que, hoje existe uma variedade grande e portanto, há modelagem e recortes mais trabalhados neste calçado, tendo o cabedal muitas vezes divididos em 2 ou mais peças. Mas, aqui será ressaltada a sapatilha tradicional, para que mais tarde possamos compreender melhor o restante dos calçados. Resumindo vamos conhecer o mais fácil pra então ir para o mais difícil!

Então vamos lá!

Observe uma sapatilha vista de lado:

Você perceberá que externamente ela é composta de cabedal (o corpo do calçado, a parte que reveste todo o calçado) e o solado, que pode ser de couro, borracha entre outros.

Internamente ela recebe um reforço no cabedal para dar maior sustentação, rigidez, principalmente no calcanhar (vai o contraforte) e na parte dianteira do pé (biqueira interna), há também um revestimento de borracha para ser mais confortável. Tudo isso, corresponde popularmente ao que chamamos de forro, ainda na parte plantar do pé vai uma palmilha interna, calcanheira e entressola.

Estas são as principais partes de uma sapatilha, mas naturalmente tudo isso precisa ser unido por meio de colagem e costuras.

E depois de tudo isso, unido… “Voilà!!!” Prontinho!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s